Com o calor do verão faz-se absolutamente necessário ter uma boa hidratação para manter o nosso corpo saudável e em forma. Especialmente importante é beber água nas quantidades necessárias, já que não se pode esquecer que estamos compostos cerca de 70% por tão importante elemento líquido. A água é essencial não apenas para saciar a sede e refrescar-se, mas que tem um grande número de benefícios para a nossa saúde: -Ajuda a melhorar os níveis de hidratação do corpo. -Permite um bom funcionamento das células. -Favorece o estado das articulações. -Ajuda a manter o estado da temperatura do corpo (algo muito importante no verão, principalmente para evitar problemas de queimaduras solares e golpes de calor). -Favorece o bom funcionamento dos rins e é fundamental para as células, já que lhes transporta os nutrientes e ajuda na digestão, diluindo os alimentos. Como vemos, a água é essencial para a vida, apesar de seu valor nutricional seja escasso. É por isso que é muito importante estar bem hidratados e realizar o aporte necessário de água para o nosso organismo. Mas, não só a água nos ajuda a estar bem hidratados, já que, sumos, vinhos, refrigerantes, chás e até mesmo alimentos sólidos (especialmente em frutas, legumes e verduras) nos dão líquidos ao organismo. A Cada dia nossos corpos perdem líquido, seja pela urina, pelo suor ou pela respiração. Essa perda pode variar em função da pessoa e diferentes factores (nível de atividade, idade, época do ano...) entre 1 e 3 litros diários, pelo que é necessário repor essas perdas através de líquidos e alimentos. É o que os especialistas sabem como manter um bom equilíbrio hídrico. Há que habituar-se a beber antes de ter sede, já que a partir de apenas uma perda de 1% do líquido, o corpo tem a sensação de sede, se é de 2% produz um declínio de nossa energia, o que dá lugar a uma diminuição do rendimento e aumento do cansaço, e a partir de 5% pode ter graves consequências para o organismo. Em contrapartida, um excesso de ingestão de líquidos é facilmente eliminado pelo nosso corpo através da urina, fezes e suor. Quanto você tem que beber? Não há uma quantidade fixa, mas que depende de diferentes factores, como a idade, o sexo, o esforço físico que se realize, a temperatura ambiente e o nível de umidade. Em média, as mulheres precisam de 2,7 litros (ou, pelo menos, dois devem proceder de bebidas) e os homens para estar bem hidratados necessitam de 3,7 litros (aproximadamente 3 litros de bebidas). Em certos grupos de pessoas, como crianças, idosos e atletas, estas necessidades podem aumentar. Temos que ter consciência da importância de manter uma boa hidratação, que vai permitir que nosso corpo e mente funcionem a pleno rendimento, e do mesmo modo a evitar qualquer tipo de problema. Além disso, a água e os líquidos em geral, são os nossos melhores aliados para combater o calor do verão e seus efeitos sobre o nosso corpo.