Mais de uma vez temos ouvido falar de serotonina e de sua importância para a saúde, mas, na verdade, nós sabemos que é?. Trata-Se de alguns neurotransmissores localizados em diferentes regiões do sistema nervoso central e que têm uma grande influência no nosso estado de humor e em outros aspectos, como o controle da raiva, a agressão, a temperatura corporal, o sono, a sexualidade, o humor ou o apetite, entre outros. Para compreender a sua importância só temos que rever algumas das funções da serotonina: – Regula o apetite através da saciedade, equilibra o desejo sexual, a atividade motora, a temperatura corporal e as funções de percepção e cognitivas. – É fundamental para a elaboração de melatonina, que é uma proteína produzida no cérebro e que se encarrega de regular os ciclos do sono. Geralmente, a presença de serotonina é maior entre o entardecer e o amanhecer, daí que seja o momento do dia em que costuma dormir. – A serotonina também influencia outros neurotransmissores, como a dopamina e a noradrenalina, substâncias que estão relacionadas com os estados de angústia, ansiedade, medo, agressividade, assim como com problemas alimentares. – Funciona como um relógio interno do organismo, coordenando várias funções biológicas como a temperatura corporal, o hormônio do estresse, os ciclos do sono e o cortisol. O bom funcionamento deles permite que nosso sono seja profundo e reparador. – A serotonina desempenha também um papel importante no sangue e na presença de enxaquecas. – Influencia da densidade óssea. Certos fatores podem alterar os níveis de serotonina. É o caso do estresse, os níveis de açúcar no sangue e alterações hormonais. Além disso, há que ter em conta que os homens produzem até 50% a mais de serotonina do que as mulheres, que são mais sensíveis a mudanças nos níveis deste nuerotransmisor. Baixos níveis de serotonina estão relacionados com doenças como a esquizofrenia, a depressão, o transtorno obsessivo compulsivo, a hiperatividade infantil, a agressividade, constantes mudanças no estado de humor, o estresse, a insônia ou enxaquecas. Pelo contrário, o aumento de serotonina provoca relaxamento, bom humor, sensação de bem-estar, sociabilidade, calma, estabilidade, paciência e controle das emoções, e de si mesmo, entre outros benefícios. Como podemos aumentar a serotonina? – Tomar alimentos ricos em serotonina, como podem ser o chocolate, o pão, as massas, o arroz, o queijo, banana, leguminosas ou a farinha. – Fazer exercício de forma regular. Um simples passeio ao ar livre jornal nos pode ser de grande ajuda. – Não cair na rotina, mas temos que tentar fazer tarefas e coisas novas, participar de projetos, mudar de ares de vez em quando através de viagens ou pequenas escapadas. – Introduzir na dieta, o triptofano, que é um aminoácido essencial, precursor da serotonina.