Na semana anterior à chegada da menstruação é um período onde aparece inchaço abdominal, depressão, irritabilidade, cólicas e dores de cabeça, entre outros sintomas. Por isso, para se sentir mais aliviada, você pode ajudar de analgésicos, exercício físico, até mesmo meditação para relaxar, sem esquecer alguns alimentos que pode incorporar na sua dieta para aliviar os sintomas da Síndrome pré-menstrual. Para manter os sintomas da Síndrome pré-menstrual, os estudos mostram que uma boa dose de cálcio – em torno de 1.200 miligramas por dia -, tem efeitos positivos sobre o ciclo da mulher. É fundamental ter uma dieta que inclua alimentos ricos em cálcio como leite, iogurte ou queijo e vegetais como o brócolis ou couve. Os cientistas acreditam que o cálcio afeta o equilíbrio de estrogênio no corpo. As sardinhas são um peixe importante, já que praticamente estão livres de mercúrio, e são muito ricas em omega-3 , ácidos graxos que têm demonstrado reduzir cólicas menstruais, além disso, há que ressaltar que as sardinhas são portadoras de cálcio. Se as sardinhas não são de seu agrado, opta-se pelo salmão. Em ensaios clínicos, a vitamina B6 tem provado reduzir os sintomas múltiplos do Síndrome pré-menstrual, incluindo sensibilidade nos seios, retenção de líquido e irritabilidade. Você pode obter os benefícios da vitamina B6, com um bom pequeno-almoço, que inclua aveia e banana, que são ricos nesta vitamina. Outras fontes de vitamina B6 são o frango, o peru e atum de barbatana amarela. É importante consumir sementes e frutos secos, como as castanhas de caju, amendoim, sementes de abóbora ou girassol são ricos em magnésio, o que aliviam o inchaço e o mau humor e necessário para transportar o cálcio para os ossos. O abacaxi é rico em manganês, alivia o mau humor e alivia a retenção de líquidos, além de agir como um antidepressivo natural. Outros alimentos que contribuem manganês são as framboesas, arroz e grão-de-bico. Também vai muito bem para a síndrome pré-menstrual, o óleo de prímula. Nossas companheiras de Coisas de mulher têm explicado aqui:Óleo de Prímula para a síndrome pré-menstrual