O ferro é fundamental para o correto funcionamento de nosso organismo e, portanto, para manter uma boa saúde. Já que este mineral presente em cada célula do corpo, é essencial para a formação das células sanguíneas. É fundamental ter uma dieta variada e rica em ferro. As pessoas que apresentam deficiências de ferro, pode chegar a sofrer de anemia deficiência de ferro ou anemia por deficiência de ferro. O que dá lugar a que se costumam encontrar cansadas, com fadiga, experimentando uma queda no seu nível de atividade. Estes baixos níveis de ferro originam também uma palidez excessiva, taquicardia e irritabilidade, entre outros sintomas. Uma alimentação correta, rica em alimentos que satisfazem ferro vai nos ajudar a ter um bom estado de saúde. O ferro é também de grande utilidade para aquelas pessoas que querem perder peso. Por isso, é importante conhecer aqueles alimentos que são ricos em ferro. A primeira coisa que devemos notar é que o ferro se apresenta em duas formas diferentes: ferro hémico, que é o que está presente em alimentos de origem animal, e o não-hémico encontrado nos vegetais. O ferro presente nas carnes é absorvida de forma mais rápida pelo organismo, por isso não é apenas importante consumir alimentos ricos em ferro, mas também fazer um bom saldo na nossa dieta entre os dois tipos de ferro. Também é bom notar que algumas vitaminas, como a vitamina C, que ajudam na absorção do ferro. A quantidade diária recomendada de ferro está estabelecida em 18 mg, embora os homens pode ser o suficiente com 10 mg Em seguida, mostramos uma tabela de alimentos com a quantidade de ferro que contém, para cada 100 mg, bem como o número de calorias que eles trazem. Se quiser informar-se sobre os passos para levar uma alimentação saudável, você pode visitar o nosso Especial Alimentação Saudável clicando aqui. Neste site você encontrará diversos artigos, dicas, tratamentos e soluções a respeito. Alimentos ricos em hierroCantidad de hierroCantidad diária recomendada (percentagem)Calorias Berbigões cocidos28mg1,5550 Pudim Negro20mg1,11300 Hígado9mg0,5190 Pasta de pescado9mg0,5170 Almôndegas de cerdo8.3mg0,46270 Riñones8mg0,44170 Carne de venado7.8mg0,43200 Corazón7.7mg0,43180 Mexilhões cocidos7mg0,3990 Patê de Hígado7mg0,39190 Salsichas de hígado6.4mg0,36312 Oca5mg0,28320 Faisán5mg0,28220 Camarão na conserva5mg0,2895 Haggis4.8mg0,27310 Sardinhas enlatadas4.5mg0,27180 Anchovas em conserva4mg0,22285 Boquerones4mg0,22310 Língua de buey3mg0,17300 Sardinhas enlatadas2.7mg0,16130 Carne de res magra2.5mg0,16240 Outros alimentos ricos em hierroCantidad de hierroCantidad diária recomendada (percentagem)Calorias Tomillo124mg688% *276 Pó de curry58mg321% *233 Aveia e farelo de trigo45mg250% *330 Canela molida38mg210% *– : Garam Masala33mg183% *380 Romero30mg167% *330 Paprika24mg133% *290 Corn Flakes All Bran20mg1,11320 Cereais Special K13mg0,73370 Farelo de trigo13mg0,73205 Sementes de sésamo10mg0,5511 r Farinha de soja de baixa em grasa9mg0,5350 Semente de trigo8.5mg0,49300 Regaliz8mg0,44310 Porcas de anacardo6.2mg0,34610 Groselhas pretas em conserva5mg0,2845 Figos secos4.2mg0,23205 Lentilhas cocidas3.5mg0,19100 Albaricoques3.5mg0,19160 Avellanas3.2mg0,19650 Almendras3mg0,17600 Twiglets3mg0,17380 Feijões de soja3mg0,17140 Pão de malta2.8mg0,16270 Pão integral2.7mg0,15215 Feijão rojos2.5mg0,14100 Berros2.2mg0,1423