De sobra são conhecidas as propriedades saudáveis de frutas secas. Sua importância é tal que todos os especialistas em alimentação das situam na base da pirâmide nutricional. Longe está o tempo a idéia errada que se tinha de que os frutos secos eram alimentos pouco saudáveis, pois fornecem muitas calorias. São alimentos ricos em proteínas, vitaminas, minerais e gorduras insaturadas. Seus efeitos benéficos para a saúde são enormes, pelo que o seu consumo diário é muito recomendável. Além disso, todos os frutos secos são ótimos tanto sozinhos como ingrediente de um grande número de receitas. É o caso da avelãs, grandes aliadas para a nossa saúde. Embora as avelãs possuem um alto nível de energia (640 calorias por cada 100 gramas), ele vem do alto conteúdo em gorduras mono e polinsaturadas que contêm, que são gorduras muito saudáveis que ajudam a manter o colesterol controlado e contam com efeitos preventivos de doenças cardiovasculares. Além disso, são muito ricas em minerais, vitaminas e oligoelementos. Por se fosse pouco, são uma fonte maravilhosa de folatos, pelo que são especialmente indicadas para mulheres grávidas e crianças, que necessitam de um maior consumo desta vitamina. Ajudam a combater a prisão de ventre, graças ao seu alto conteúdo em fibra, bem como melhora o trânsito intestinal. Também ajudam a combater a hipertensão arterial, a importante presença de potássio em sua composição. Além disso, está demonstrado que o consumo regular de avelãs não engorda. De fato, é recomendável que sejam usadas como alternativas, outras fontes de gordura. A proteína vegetal que contém é uma grande qualidade, graças à arginina, que é um aminoácido essencial para o bom funcionamento do sistema cardiovascular. Além do potássio, as avelãs acrescentam outros minerables muito saudáveis, como o cálcio, o cobre, o magnésio, o ferro e o fósforo, que tão recomendável é feito para manter a memória a cem por cento e conseguir um pleno desempenho intelectual. A presença de cálcio, há recomendados para prevenir doenças como a osteoporose. São também um alimento antioxidante, graças a que são ricas em vitamina E. o contrário, e à semelhança do que acontece com o resto de frutos secos, têm um baixo conteúdo em sódio. É, juntamente com as nozes, o fruto seco que tem maior teor de ácido fólico. É aconselhável tomar um punhado de avelãs cada dia, especialmente para aquelas pessoas que realizam importantes esforços intelectuais ou físicos. Além disso, o seu consumo habitual oferece inúmeras propriedades benéficas para a saúde e protege de doenças degenerativas como as cardiovasculares e o câncer.