O colesterol associado à lipoproteína HDL ou "colesterol bom" tem a principal função de coletar o colesterol dos tecidos, e levá-lo ao fígado. Os níveis de HDL ou bom colesterol abaixo de 40 mg / dL estão expostos a um risco maior de doença coronariana , mesmo em pessoas com níveis de colesterol total e LDL são normais. Os níveis de HDL entre 40 e 60 mg / dL são considerados "normais", no entanto, os níveis de HDL superiores a 60 mg / dL pode realmente proteger contra as doenças do coração. Qualquer exercício aeróbico, realizado de forma regular, como a caminhada, corrida leve ou andar de bicicleta, ajudam a aumentar os níveis de HDL. Além disso, laduración do exercício cobra mais importância do que a intensidade do mesmo. Há que deixar claro que a atividade física, juntamente com uma dieta saudável, ajudam a perder peso, já que a obesidade é um risco importante, especialmente se concentra na área abdominal. É importante deixar de fumar, se querem aumentar os níveis de HDL e abandonar o álcool, já que quando o consumo deste último é significativo, os riscos de saúde, a nível coronário, são importantes, inclusive, há pessoas, nas quais persistirá o problema embora beba moderadamente. Quanto à dieta, deve ter em conta o seguinte: – Elimina os alimentos ricos em gorduras trans, já que são responsáveis pelo aumento do colesterol LDL e diminuição do HDL-colesterol. – Aumentar as gorduras mono-insaturadas na dieta, como o óleo de canola, óleo de abacate ou azeite de oliva, podem aumentar os níveis de colesterol HDL sem aumentar o colesterol total. – Adicionar fibra solúvel em sua dieta, como a aveia -pequeno-almoço -, frutas -3 a 5 peças diárias, legumes -2 porções diárias de uma crua e outra cozida - e legumes -2 ou 3 para cada semana-, que ajudam a reduzir o colesterol LDL e aumentar o colesterol HDL. Fonte Imagem ThinkStock.