Um ataque de pânico é uma súbita aparição de ansiedade e medo, palpitações no coração, falta de ar e sensação de falta de ar. Losmareos e náusea, o medo de morrer ou perder o controle, somados ao sentimento de separação do ambiente, podem levar a pessoa afectada para que se retire de suas atividades normais, tal como devem tratar os sintomas quanto antes. Os ataques de pânico são condições tratáveis, podem-se aplicar com sucesso as estratégias de auto-ajuda. A terapia cognitiva comportamental é geralmente a forma mais eficaz de tratamento para os ataques de pânico e agoraphobia.Essa terapia enfoca os padrões de pensamentos e comportamentos que estão segurando ou a desencadear os ataques de pânico, a ver os seus medos de uma forma mais realista. A terapia de exposição para tratar o transtorno do pânico, o paciente fica exposto às sensações físicas de pânico em um ambiente seguro e controlado, o que lhe dá a oportunidade de aprender maneiras mais saudáveis de enfrentamento. Você pode pedir que hiperventile, que balançar a cabeça de lado a lado, ou que contenha a respiração. Estes exercícios diferentes provocam sensações semelhantes aos sintomas de pânico, com cada exposição, cada vez vai se sentir menos medo dessas sensações corporais internas e o paciente sentirá uma maior sensação de controle sobre seu pânico. Quando se trata de ataques de pânico, o tratamento profissional, há muitas coisas que você pode fazer para ajudá-lo a ti mesma: -Obtenha mais informações sobre os ataques de pânico. Leia sobre a ansiedade, transtorno do pânico, e a resposta de luta ou fuga experimentada durante um ataque de pânico, você aprenderá quais são as sensações e sentimentos que existem nestes transtornos. -Evite o tabaco e a cafeína ou medicamentos que contenham estimulantes. -Aprenda a controlar a sua respiração. A respiração profunda pode aliviar os sintomas de pânico, você pode controlar a respiração, desenvolver uma técnica de manipulação que pode ser usado quando a ansiedade aparece. -Pratique técnicas de relaxamento. Quando se desenvolvem regularmente atividades como o yoga, a meditação e o relaxamento muscular progressivo, se fortalece a resposta de relaxamento do corpo. Fonte Imagem ThinkStock.