Muitas vezes antes de exercitar-se nos recomenda consultar o médico para que seja este quem verifique se estamos ou não em condições de fazer determinados exercícios físicos. Um método para definir a capacidade aeróbica das pessoas é o teste de Cooper. Trata-Se, portanto, de um sistema pelo qual se determina a capacidade física das pessoas, a partir de testes e em base a algumas tábuas determinadas. Para realizar este teste é solicitado à pessoa que corra durante cerca de 12 minutos a distância máxima que você pode, e analisar os resultados. Na hora de fazer esta prova física costumam usar quadras de esportes ou pistas de atletismo onde se possa controlar a distância. A pessoa que vai realizá-la deve-se levar roupa desportiva confortável e calçado apropriado. O ideal é que se siga um ritmo constante durante todo o percurso para que o resultado seja ótimo, mas o normal é que a intensidade seja constante ao princípio, e depois, reduza ou aumente em função da intensidade e da resistência. Este teste é geralmente realizada sempre aos atletas para ver em que momento se encontram, mas também se pode fazer a qualquer pessoa que queira fazer um esporte e deseja saber qual é a sua capacidade. Para ler os resultados, como já disse, emprega-se uma tabela onde se estabelecem as diferentes marcas de meias, dependendo de qual seja o sexo ou a idade da pessoa que o realiza. Já que não é o mesmo que o faça de uma mulher de 45 anos que um homem de 20 anos. Os resultados são distribuídos em muito má forma física até excelente. Uma mulher de 30 anos, deve fazer mais de 2200 metros para estar em boa forma. Por outro lado, um homem de 30 anos deve fazer mais de 2400 metros em 12 minutos. Fonte Imagem Stock Xchng