Uma dieta saudável e adequada na terceira idade ajuda a manter a clareza mental, proteger o sistema imunológico, aumentar os níveis de energia e ajudar a lidar com os problemas associados, em caso de doença crónica. A ingestão de calorias deve estar adaptada a seu nível de atividade, ou seja, uma mulher de mais de 50 anos que não é muito ativo deve consumir cerca de 1.600 calorias por dia e se tem um alto nível de atividade, então eles devem ser cerca de 2.000 calorias diárias. Os homens inativos maiores de 50 anos devem comer cerca de 2.000 calorias, mas são muito ativos, devem tomar, entre 2.400 a 2.800 calorias por dia. Deve ser de realizarejercicio físico, sempre adaptado às possibilidades do indivíduo e a um ritmo adequado, bem como realizar todo o tipo de exercícios orientados para pessoas idosas. Há que se destacar duas vitaminas importantes, como a vitamina B12 e D, já que o corpo absorve menos vitamina B12, que ajuda a manter o sangue em boas condições e o sistema nervoso saudável, a qual pode ser encontrado de forma natural em alimentos como o fígado, salmão, truta ou de cereais, pelo menos 2,4 mcg ao dia. A vitamina D é obtida através da luz solar e não é absorvido tão eficiente à medida que vai crescendo, você pode encontrá-la em alimentos como o leite e os ovos, que contêm vitamina D, mas para obter a quantidade diária recomendada, é muito provável que necessite de um custo adicional. A vitamina D diária recomendada para pessoas de 51 e 70 é de 400 UI e para os maiores de 71 anos de idade, a dose diária recomendada é de 600 UI. É importante evitar doces, já que são carregados com calorias vazias e não agregam valor nutricional à uma dieta, assim como evitar os alimentos ricos em sal e sódio, já que são mais propensas a ter pressão arterial elevada e problemas de saúde associados com a hipertensão. Fonte Imagem ThinkStock.