Informação geral Sem electrolítos, não poderia sobreviver. Seu corpo depende de electrolítos, como cloreto, sódio, potássio e magnésio, para o nervo saudável e a função muscular, o equilíbrio de líquidos e para manter o equilíbrio ácido-base. Uma dieta bem equilibrada, normalmente, fornece quantidade suficiente de electrolítos. A perda de líquidos provocada por exercício excessivo, vômitos, diarréia, doenças como a doença renal e medicamentos como os antibióticos podem causar deficiências de electrolítos. Produtos lácteos Os produtos lácteos, como leite, iogurte, requeijão e queijos duros, fornecem quantidades significativas de proteínas e eletrólitos, incluindo o potássio e o cálcio. Os queijos também fornecem quantidades significativas de sódio, cloreto e iodo. Uma vez que os produtos lácteos, como leite integral e queijos são ricos em gorduras, escolha o leite desnatado e produtos sem gordura ou com baixo teor de gordura. Beber leite desnatado ou com baixo teor de gordura também pode ajudar a prevenir os desequilíbrios de eletrólitos associados à desidratação. Vegetais Os legumes são fontes principais de antioxidantes, nutrientes que ajudam o corpo a se defender contra infecções e doenças. Os vegetais de folhas verdes, como espinafre, couve, folhas de mostarda, contribuem com quantidades abundantes de magnésio, potássio e cálcio. O brócolis, cebolas vermelhas, quiabo, ervilha, pimentão, batatas e nabos também contêm cálcio. Para iniciar uma vida saudável, recomenda-se comer 2,5 xícaras de legumes por dia. Os sumos puros de legumes e sopas de legumes fornecem eletrólitos e hidratação. Os grãos inteiros Os cereais integrais contêm todos os componentes nutritivos do grão, incluindo os ricos em eletrólitos. Os cereais enriquecidos de grãos integrais são ricos em cálcio. Os grãos de cereais também contribuem magnésio. Comer grãos de cereais de farelo e farinha de aveia com leite de baixo teor de gordura o café da manhã é uma boa maneira de fornecer eletrólitos e nutrientes ricos para começar o dia. Os biscoitos integrais preparados com cereais, biscoitos de trigo integral, arroz e pipoca são ricas em sódio e cloreto. Carnes, feijões e frutos do mar As carnes, feijões e frutos do mar são fontes de alimentos ricos em proteínas e eletrólitos. A carne de frango, peixes em conrserva, como a sardinha e o salmão, e os feijões fornecem quantidades significativas de cálcio. A carne bovina, de porco e as sardinhas são ricas o cloreto. Se suguiere comer uma variedade de alimentos ricos em proteínas de forma rotineira.