Com a chegada do calor, começam a apetecernos mais as comidas frias e leves. Sopas frias, como o ajoblanco, o salmonajero e o gaspacho, tornam-se as receitas mais desejadas. Menção especial para o gaspacho, que se transforma em um dos pratos estrelas da dieta mediterrânea e também um dos mais conhecidos a nível mundial. Além de ser delicioso, ajudar a saciar a sede e aplacar o calor próprio dos meses de verão, o gaspacho é um grande aliado da nossa saúde. Mas você pode preparar de inúmeras formas, a receita mais comum inclui como principais ingredientes: tomates, pepinos, pimentões, cebola e alho, alimentos que fornecem um grande número de nutrientes. É, portanto, uma opção perfeita e muito nutritivo para acompanhar uma dieta rica e equilibrada. Sempre que se modere o uso do pão e do azeite, a carne e o peixe realiza um aporte calórico muito baixo, devido a que o principal componente utilizado para a sua preparação é a água. Por fazer uma idéia, um prato de sopa ou um copo de cerca de 250 cc de gaspacho contém cerca de 85 calorias, que são divididos em 19% de hidratos, 74% de gorduras monoinsaturadas, provenientes do óleo e 7% de proteínas. Isso faz com que o gaspacho é muito recomendado para pessoas que estão fazendo uma dieta hipocalórica ou para aquelas que querem controlar o seu peso. Além disso, está comprovado o seu efeito saciante, nos ajuda a acalmar o apetite de forma saudável. Ao ser composto, em sua maior parte por água (não só por que utilizamos para a sua preparação, mas também por contida nos vegetais), ajuda-nos a estar perfeitamente hidratados e a manter a temperatura corporal, algo muito importante nesta época do ano. É por isso também que é uma bebida de verão muito recomendado para pessoas idosas ou crianças, que necessitem de uma maior hidratação. O gaspacho fornece gorduras "boas", já que provém do ácido oleico que contém o óleo de oliva. Este ácido tem efeitos positivos sobre o colesterol bom, que ajuda a reduzir a pressão arterial e o risco de sofrer problemas cardiovasculares. Por sua composição, o gaspacho é rico também em fibras, o que nos ajudará a fazer a digestão e para que o intestino trabalhe melhor. É altamente recomendado o seu consumo, também para pessoas com problemas de prisão de ventre. O gaspacho, tem um alto conteúdo em vitaminas A, C e E, bem como de minerais como o potássio, o fósforo e o ferro. É também uma importante fonte de caroteno, o que está bebida tem propriedades antioxidantes, ajudando a proteger as nossas células, retardando o envelhecimento e as doenças crônicas. Além disso, os alimentos de origem natural, o nível de gorduras e de colesterol é inexistente. É perfeita também para controlar o estresse e para pessoas convalescentes. Em suma, o gaspacho, nos oferece uma combinação perfeita de nutrientes para se refrescar no verão de uma forma muito saudável, graças aos inúmeros benefícios que traz para o nosso organismo.