É fundamental desde crianças a comer de forma saudável e fazer exercício, já que são dois fatores chave para uma boa saúde. Os três elementos essenciais de uma dieta equilibrada são os hidratos de carbono, gorduras e proteínas que o corpo precisa todos os dias para funcionar bem. Os alimentos altamente processados, como cereais refinados -pão branco, refrigerantes e batatas fritas, podem conter uma grande quantidade de hidratos de carbono, mas são, em sua maioria, na forma de açúcares e oferecem pouco valor nutritivo. Trata-Se de hidratos de carbono simples, que são absorvidas muito rapidamente. Em contrapartida, é ideal obter os carboidratos que você precisa de cereais integrais, legumes, frutas e verduras frescas, porque estas frequentemente contêm mais vitaminas, minerais e fibra. As gorduras são divididas em dois tipos básicos: saturadas -menos saudáveis - e insaturadas -mais saudáveis-. Geralmente, as gorduras saturadas são provenientes de fontes animais, como carne e produtos lácteos inteiros e são sólidos a temperatura ambiente. As gorduras não saturadas são provenientes de fontes vegetais e são líquidos à temperatura ambiente. As gorduras não devem ultrapassar 30% das calorias consumidas. Embora os alimentos de origem animal, geralmente têm altas quantidades de proteínas, também podem conter uma grande quantidade de gorduras saturadas. É uma boa idéia consumir proteínas de origem vegetal, como frutas e legumes, são mais saudáveis, as fontes animais, como o peixe e os lacticínios, a carne. Além dos três elementos básicos, também é necessário um bom equilíbrio de outros nutrientes., como lafibra, vitaminas e minerais. Devido a que o organismo não pode produzir o cálcio, é necessário obtê-lo fontes de alimentos, tais como os produtos lácteos e os vegetais de folhas verdes. A fibra ajuda a manter uma boa saúde saúde digestiva, ajuda a reduzir os níveis de mau colesterol, mantém um bom trânsito intestinal e evita a prisão de ventre. Boas fontes de fibras incluem as frutas e verduras frescas e cereais integrais. Há que se destacar, por último, que as vitaminas e minerais desempenham muitas funções importantes do corpo, tais como a manutenção da saúde do sistema imunológico e ajudar na digestão e a prevenção de doenças crônicas. As frutas e hortaliças são uma boa fonte de vitaminas, minerais e fibras, e devem estar presentes todos os dias na dieta diária, pelo menos, três peças de frutas e dois pratos de legumes, uma crua e outra cozida. Fonte Imagens ThinkStock.