Fazer esporte habitualmente é, sem dúvida, a maneira perfeita de se manter em forma e saudáveis. Mas não todos os esportes são adequados para todas as mulheres, tal como não se podem fazer os mesmos esforços para todas as idades. O ideal é escolher o esporte que melhor se adapte a nossa idade, por isso vamos dar algumas diretrizes para que nem vos inclineis a escolha correta, conforme o caso. A mulheres jovens entre 20 e 30 anos, têm poucos problemas, já que é o momento em que o corpo está melhor e pode escolher a maioria de esportes, sem risco de lesões. O ideal é aproveitar essa idade, para melhorar o nosso desempenho físico e a nossa capacidade aeróbica. Correr ou fazer aulas de spinning são a melhor proposta. Quanto à freqüência, é recomendável fazê-lo de três a cinco vezes por semana durante pelo menos 30 a 45 minutos. Para as mulheres entre 30 e 40 anos, o ideal é exercitar-se que esteja relacionado com a resistência. Você pode fazer todo tipo de exercícios aeróbicos, mas é melhor diminuir a intensidade e aumentar a duração. Deste modo reduz-se a gordura, reforçando as defesas. Alternar este tipo de esporte com algo mais descontraído que nos ajuda a tonificar os músculos e a relajarlos é uma boa opção. Entre os 40 e os 50 anos, o ideal é manter o tônus muscular e, desta forma, favorecer a elasticidade dos músculos, evitando o envelhecimento. Correr pode não ser uma boa alternativa, a menos que você tenha feito esse esporte antes. Troque-o por grandes passeios a uma velocidade moderada. Os esportes de água são perfeitos para esta idade, já que os músculos trabalham melhor o líquido elemento, e há menos riscos de lesões. A partir dos 50, o importante é não deixar de lado o exercício, mesmo que seja apenas um passeio para o dia ou para a prática de natação. Procura esportes como o yoga ou o tai-chi para reforçar os músculos de forma segura. Fonte Imagem Stock Xchng