O cortisol é o hormônio, secretado pelas glândulas supra-renais, também chamada de "hormônio do estresse", devido a que seus níveis se elevam depois de uma tensão física e emocional. As causas que levam a uma produção exagerada de cortisol são determinados medicamentos, como os diuréticos, ou aqueles que participam da terapia hormonal de estrogênios, alguns atletas altamente treinados, mulheres em seu terceiro trimestre de gravidez, pessoas que sofrem de depressão, ansiedade, pânico, desnutrição e abuso do álcool, assim como certos tumores das glândulas supra-renais ou glândula pituitária. Para tentar equilibrar o cortisol, é fundamental não pular refeições, de forma que não passem entre elas mais de cinco horas sem experimentar o petisco e ingerir uma grande quantidade de alimentos ricos em polifenóis e flavonóides, como o chocolate preto, o vinho tinto e o chá preto, que ajudam a reduzir os níveis de cortisol. É importante incluir na dieta: – Legumes de folha verde reduzem significativamente os níveis de cortisol e frutas, como as frutas e as laranjas, ambas ricas em vitamina C, que além de reduzir o cortisol, lutam contra o stress. – Cereais integrais, que ajudam a manter os níveis de açúcar no sangue estáveis. – Consumo de proteínas, como ovos, carne, frango e peixe diminui a absorção de carboidratos e reduzem os níveis de açúcar e insulina no sangue, e as gorduras não saturadas do óleo de oliva ou de frutos secos, que trabalham com as proteínas para reduzir a produção de cortisol. – Ovos, ricos em os oito aminoácidos essenciais, vitaminas e minerais e de peixe, rico em ácidos gordos Omega-3 e proteínas. –Frutos secos como amêndoas e secas como passas e mirtilos secos, evitam-se os desejos por doces. É aconselhável reduzir os níveis de cafeína, em especial à noite, dormir as horas necessárias, fazer exercício, que libera endorfinas, combatem o estresse e reduzir os níveis de cortisol. É aconselhável caminhar e realizar atividades como o yoga, a meditação, a música, relaxamento ou passar o tempo com seus animais de estimação, de forma que se reduza o stress e se mude de hábitos de vida. Fonte Imagens ThinkStock.